Menu
CASAS RONALD MCDONALD

Em Portugal, a primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em Lisboa, a três de junho de 2008, junto ao Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico português. Desde a abertura e até ao presente, a Casa Ronald McDonald de Lisboa já acolheu 1390 famílias de todos distritos portugueses, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Destas famílias, algumas estiveram na Casa mais do que uma vez. O tempo médio de estadia é de 15 dias.

As famílias acolhidas, gratuitamente, na Casa Ronald McDonald de Lisboa têm de viajar de pontos muito distantes de todo o país com as suas crianças para receberem tratamento no Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa).

A segunda Casa Ronald McDonald em Portugal foi inaugurada, no dia 20 de novembro de 2013, no Porto, no perímetro do Hospital S. João. Esta Casa acolhe, de forma gratuita, os familiares mais carenciados das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receberem tratamento no Centro Hospitalar S. João ou no IPO-Porto. O tempo de médio de estadia é de 65 dias. Até ao presente, a Casa Ronald McDonald do Porto já acolheu 336 famílias.

A ideia subjacente a estas Casas é simples: proporcionar uma “casa longe de casa” às famílias mais carenciadas das crianças em tratamento hospitalar. Com uma experiência iniciada em 1974 em Filadélfia (EUA), existem atualmente 365 Casas Ronald McDonald construídas perto de Hospitais Pediátricos em 42 países.

ESPAÇO FAMILIAR RONALD MCDONALD
Familia

O primeiro “Espaço Familiar Ronald McDonald” em Portugal, inaugurado a 12 de julho de 2017 no Hospital de Santa Maria, é o mais recente programa da Fundação Infantil Ronald McDonald e tem como objetivo continuar a aproximar as famílias e as suas crianças e a contribuir para o seu bem-estar.

O “Espaço Familiar Ronald McDonald” conta com a parceria do Centro Hospitalar Lisboa Norte e da Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM) e pretende ser um espaço destinado a toda a família, com uma área compreendida de 183m², localizada no piso 01 do Hospital. Nesta área as famílias, que estão afastadas das suas zonas de residência, podem estar, descansar, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente mais familiar, continuando a acompanhar de perto as suas crianças, que estão em tratamento no Hospital. As famílias são encaminhadas para esta área através da Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM). Desde a sua abertura, o Espaço já recebeu mais de 60 famílias.

FORMAS DE AJUDAR A FUNDAÇÃO INFANTIL RONALD MCDONALD

Fazendo uma Declaração de IRS Solidária, colocando o NIF 510 093 680 da Fundação Infantil Ronald McDonald no campo específico: sem qualquer custo para si, o contribuinte estará a ajudar a que a Fundação continue a aproximar de forma gratuita as famílias das crianças em tratamento hospitalar.

Fazendo um donativo para o NIB 0033 0000 45237180349 05 (ao abrigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais).

Colocando um donativo nas caixas-mealheiro existentes nos restaurantes McDonald’s, que se destinam a recolher donativos da sociedade civil.

Adquirindo artigos da Coleção Solidária da Fundação - artigos exclusivos criados com retalhos de tecidos reciclados e produtos 100% portugueses, à venda nas Casas Ronald McDonald.

Oferecendo-se como voluntário ajudando na dinamização de atividades ou outras tarefas que visem a promoção do bem-estar das famílias das Casas.

Oferecendo donativos em géneros às Casas Ronald McDonald.

Participar na campanha McSorriso.

Fazendo “gosto” na página de Facebook e partilhando com os amigos.